YOUR NAME | RESENHA LITERÁRIA
A fantasia é capaz de acender os sentimentos mais profundos existentes em nós, nos levando para lugares inimaginados, e se você acreditar em destino como eu, Your Name vai te tocar profundamente.
Your Name de Makoto Shinkai é um livro que nasceu junto com a produção do filme homônimo, pois o autor (e diretor do filme) não pensava em escrevê-lo, já que acredita que a história seja mais apropriada como um filme de animação. Porém, o livro acabou sendo publicado antes do lançamento oficial do filme no Japão em 2016, portanto, até mesmo Shinkai não consegue definir ao certo qual das obras é a original.
O livro nos conta a história de duas vidas que estão conectadas pelo destino por meio do tempo e espaço. Mitsuha é uma jovem adolescente de 17 anos que vive no interior do Japão, na pequena cidade Itomori, rodeada pelas montanhas; Taki é um jovem da mesma idade, mas que vive na grande Tóquio e está acostumado com o caos da cidade grande.
Por razões misteriosas eles trocam de corpos em dias alternados durante o sono, sem que tenham controle ou escolha disso. Inicialmente, eles acreditam que essas experiências não passam de sonhos vívidos, até perceberem os relatos das pessoas sobre os seus comportamentos nos dias anteriores, dias dos quais eles não se recordam no dia seguinte.
Apesar de ter assistido a animação antes mesmo de saber sobre a existência do livro, sinto que mesmo Shinkai acreditando que a obra possa ter se tornado uma novelização do filme, ela condensa alguns sentimentos de forma mais clara que o longa, tornando essa experiência ainda mais vívida para os amantes da história.
Algumas obras foram feitas para nos fazer sonhar, imaginar e sentir como os personagens, e em 186 páginas, Your Name provocou um turbilhão dentro de mim. Mesmo já conhecendo a história, li com a mesma empolgação de que quando assisti, dei risada, chorei e me emocionei profundamente com os detalhes que envolvem a trama, e claro, toda o misticismo por trás da lenda oriental de “Akai Ito”, o fio vermelho do destino.
Não sei dizer o país de origem da lenda, mas ela se espalhou pela Ásia que possui várias histórias baseadas em Akai Ito. Reza a lenda de que o destino conecta as pessoas por um fio vermelho, e que independente de tempo, distância, ou qualquer dificuldade que apareça, elas vão se encontrar seja nessa, na próxima ou em todas as vidas que tiverem. Mas a lenda não se limita apenas a casais afetivos, essa conexão pode acontecer com qualquer pessoa de importância em nossas vidas, saibamos disso ainda ou não.
Na obra ouvimos a avó de Mitsuha falar muito sobre o Deus que protege Itomori, chamado de Musubi, mas ela explica que o significado dele vai muito além. Ela sempre repete na história a importância do termo e que ele explica a ligação entre as pessoas e o fluxo do tempo também, além de exemplificar que os fios se juntam, ganham forma, se torcem, embaraçam, se rompem e se religam. Parece muito com Akai Ito, não acham? Assim como o laço vermelho que Mitsuha utiliza para amarrar os cabelos e que mais tarde se torna um amuleto para Taki.
Para além do fundo romântico que cerca essa história, Your Name também é sobre magia, viagem no tempo/espaço e a autodescoberta de quem somos. Aquela sensação de quem eu sou? Quem eu quero ser? Ou até mesmo, o que a vida reserva pra mim?
A animação pode ser uma obra de tirar o fôlego com tanta beleza explícita na tela, mas o livro nos aprofunda algumas questões que nos tiram das páginas por alguns momentos e internaliza em nós algumas questões que são só nossas, e às vezes, se tornam difíceis de partilhar com o mundo externo das paredes de carne e ossos.
O motivo que levou Shinkai a escrever o livro foi o sentimento de que possa existir um Taki e uma Mitsuha por aí, e eu só tenho a agradecer por isso, porque tenho certeza, que existem inúmeros.
Se você gosta de misticismo, cultura japonesa, e claro, adora um romance que sempre vai nos fazer torcer pelo casal (não importa quais dificuldades apareçam ou por mais impossível que aquele amor pareça ser), Your Name vai ganhar um espaço muito importante no seu coração.
Marcella Montanari
Uma jornalista um tanto quanto nerd, apaixonada por conteúdo, música, filmes, séries e afins. Fundou o blog para dividir as alegrias e as angústias de uma vida que surpreende a cada novo capítulo.