Harry Styles lança novo álbum Fine Line
Entretenimento,  Música

FINE LINE | HARRY STYLES LANÇA NOVO ÁLBUM E ENCERRA DÉCADA COM OBRA PRIMA

Fine Line foi finalmente divulgado às 00:00 nesta sexta-feira, 13, mundialmente e impressiona pela qualidade do trabalho devoto que foi entregue. Harry Styles já havia impressionado o público com o seu primeiro álbum de estreia, mas ‘Fine Line’ refina ainda mais o talento do cantor e apresenta uma maturidade musical incrível que bebe e muito de fontes consagradas como Paul Mccartney, Bowie, Prince, Wings, Queen, entre outros.

Antes mesmo do lançamento oficial ao público, o álbum já havia sido muito bem classificado por críticos especializados no Metacritic, que até o fechamento desta publicação, se mantinha com a pontuação 84.

“Se existe uma masculinidade não tóxica, Harry Styles acaba de encontrá-la E Este é o tipo de magia que cogumelos não podem comprar”, disse Nick Catucci da Rolling Stones, em referência a ‘Fine Line’ e ao uso de cogumelos alucinógenos pelo cantor durante as gravações do novo álbum.

Por uma visão particular, Fine Line nos apresenta uma faceta de Harry Styles que achávamos que conhecíamos. Desde a ‘Harry Styles Live On Tour’, o músico já apresentava um senso de liberdade impactante em suas músicas, assim como em sua presença de palco, em seus discursos e o forte apego a demonstração de apoio a bandeiras e manifestações políticas e sociais. Em seu novo trabalho, Styles retira os escudos que ainda restavam, coloca toda a sua vulnerabilidade em jogo e apresenta seu trabalho sem medo de fazer o que sabe fazer de melhor: música.

O senso de liberdade gritante e a confortabilidade em estar bem na própria pele transpassa suas letras e melodias, chegando ao público como um aconchego aos ouvidos. Em meio ao caos turbulento que 2019 se apresenta, Harry nos lembra no desfecho do álbum que ‘vamos ficar bem’. Fine Line nos transcende, nos conecta, nos faz querer dançar, chorar, sorrir e refletir – a mágica completa que apenas boas músicas são capazes de fazer. Harry Styles encerra a década com uma obra-prima brilhante e digna de reconhecimento.

Ouça o álbum completo agora:

ANÁLISE DE FINE LINE - FAIXA POR FAIXA

Harry Styles no estúdio gravando Fine Line
(Divulgação: Harry Styles | Hélène Pambrun)

GOLDEN

Golden é a track carro chefe de Fine Line. Harry já havia falado sobre ela durante entrevista a Zane Lowe, dizendo que soube instantaneamente que ela seria a primeira música do álbum, sendo perfeita para dirigir na Pacific Coast Highway, lembrando-o de Malibu.

Harry tem batido na tecla que o novo álbum retrata muito sua autodescoberta, sobre sua vulnerabilidade e Golden traz trechos que remetem a estas afirmações. “Estou fora de mim e sei que você está assustad(e) porque corações se partem. Eu não quero ficar sozinho. Eu não quero ficar sozinho quando acabar. Não quero que você saiba. Não quero ficar sozinho, mas posso sentir isso aguentar. Posso sentir você assumindo o controle sobre quem eu sou e sobre tudo o que sei. Amar você é o antídoto. Eu sei que você está assustad(e) porque eu sou muito aberto”.

WATERMELON SUGAR

Em 22 de outubro, Harry tweetou: “Kiwi precisou andar para que Watermelon Sugar pudesse correr”. A divulgação de Watermelon Sugar deu o que falar entre inúmeras interpretações que vão permanecer vagando por muito tempo, talvez sem respostas. Em um pop dançante que parece ter saído de outra década, Watermelon Sugar entrega um single que dificilmente sai da cabeça e nos cantarolar por horas sem se dar conta.

ADORE YOU

A misteriosa Adore You se aproximou aos poucos do público e se esbaldou da curiosidade humana pra se instaurar e conquistar seu devido espaço, por meio de uma interessante narrativa criada para sua divulgação. A ilha de Eroda atraiu os olhos do público, que logo nos revelou o terceiro e último single antes da divulgação completa do álbum. Adore You nos embala em um POP que é capaz de nos levantar da onde estivermos para dançar ou ao menos nos movimentar da onde estivermos. A letra da música nos revela mais uma vez, um Harry que não se sente intimidado por ‘sentir’. “Você não precisa dizer que me ama, você não precisa dizer nada, você não precisa dizer que que é minha/meu”.

LIGHTS UP

De forma sorrateira, Styles divulgou repentinamente o primeiro single Lights Up, em 11 de outubro de 2019. Apesar de ter iniciado uma acanhada divulgação com pôsteres de “Do You Know Who You Are” em alguns países, o single explodiu rapidamente na internet com seu videoclipe hot. A letra já anuncia: “Todas as luzes não poderiam apagar a escuridão correndo em meu coração. Acenda as luzes para que eles saibam quem você é, saibam quem você é. Você sabe quem você é?”. Harry já havia anunciado que Lights Up é sobre se sentir bem consigo mesmo, sobre um senso de liberdade que quando atingido, não há retorno.

Harry Styles gravando Fine Line
(Harry Styles durante as gravações do álbum Fine Line - fotografado por Hélène Pambrun)

CHERRY

Cherry talvez seja uma das músicas mais pessoais do álbum, em uma abertura sincera de sentimentos. Nenhuma confirmação a respeito da identidade da locução ao final da canção foi feita, a não ser Harry dizendo em entrevista, que a dona da voz é sua ex. Levando em consideração a letra da música, que fala cita o sotaque e o idioma falado por ela, o francês, os fãs naturalmente ligaram sua identidade à modelo e ex-namorada do cantor, Camille Rowe.

Cherry é uma das canções que certamente irá marcar o novo álbum de Styles, não pra menos, já que a música une uma doce melodia a um sentimentalismo melancólico. Ela também nos lembra outra declaração do músico antes do lançamento, desta vez para a revista Rolling Stones, onde já havia anunciado que o álbum traria canções que falariam sobre se sentir triste.

FALLING

Lembra da declaração da Rolling Stones? Ela também vale para Falling. A música que foi escrita em cerca de 20 minutos, fala mais de uma experiência em relação a como ver a si mesmo do que de outra pessoa. Talvez todos tenhamos em algum momento parado pra pensar se a pessoa que estamos nos tornando seja alguém na qual teríamos orgulho ou gostaríamos de ser. Falling é sobre esse autoquestionamento, esse despertar de realidade. A melodia do piano nos embala na melancolia da letra que emociona até a última nota. Sem sombra de dúvidas se tornará uma das favoritas do álbum.

TO BE SO LONELY

To Be So Lonely nos apresenta uma pegada menos rock e mais pop, numa vibe bem Malibu na qual estava inserido durante a produção do álbum, é notável a forte influência de sir Paul Mccartney, em especial nesta track, que nos embala em um ritmo californiano do início ao fim.

SHE

She talvez seja uma das tracks com mais personalidade própria e que se destaca exatamente pela sua originalidade se comparada as demais músicas do álbum. A letra nos revela um tipo de amor ideal, mas que é inexistente ou simplesmente não encontrado.

Destaque master para o jam final da canção, que é capaz de nos teletransportar para outros tempos em meio aos riffs de Mitch e Harpoon. A voz de Styles também se envolve tão profundamente com a letra que fica quase irreconhecível no refrão.

Harry Styles em estúdio
(Harry Styles durante as gravações do álbum Fine Line - fotografado por Hélène Pambrun)

SUNFLOWER, VOL 6

Sunflower é um dos sons mais diferentes se comparado aos que já haviam sido feitos até o momento por Styles. A melodia nos fez referências à Beatles, Wings e Queen. Mais uma das canções que pode nos remete à atmosfera descrita pelo cantor para a produção de Fine Line, fica claro que o artista pôde experimentar e se ousar divertir para criar.

CANYON MOON

Se não soubesse que a música fosse de Styles e me dissessem que é uma clássica dos anos 70 eu acreditaria fácil. Outra track que nos faz esquecer que estamos em 2019, provando que Fine Line é tudo, menos um álbum de um conceito só. As rotas californianas estão muito presentes no CD, fazendo uma oscilação entre as canções rítmicas às melancólicas. Pra quem vai cair na estrada, pular de Golden pra Canyon Moon, é uma ótima pedida para continuar na estrada.

TREAT PEOPLE WITH KINDNESS

SIM! Ele trouxe o lema da própria vida para o novo álbum e muito bem acompanhado por um coral gospel. “Talvez possamos encontrar um lugar para nos sentirmos bem e podemos tratar as pessoas com bondade”.  Ao contrário do que se esperava, a faixa se apresenta bastante animada do início ao fim.

FINE LINE

Durante entrevista a NRJ, Harry disse que se precisasse escolher apenas uma música do novo álbum para ouvir todos os dias seria a faixa 12, Fine Line, já que passou por muitas coisas para chegar no resultado final, o que a transformou em uma música especial para ele.

“Coloque um preço na emoção. Estou procurando algo para comprar. Você tem a minha devoção, mas cara, eu posso te odiar às vezes. Eu não quero brigar com você e não quero dormir na sujeira. Vamos pegar os drinks para que eu possa ficar pensando nela. Nós seremos uma linha tênue.”

“Teste da minha paciência, há coisas que nunca saberemos. Sua luz do sol, sua sedução. Minha mão está em risco, eu a dobro. Trepidação nítida, eu tentarei sacudir isso em breve. Espalhando você abertamente é a única maneira de conhecer você. Nós seremos uma linha tênue. Nós ficaremos bem.”

A faixa título encerra o álbum com maestria, em uma letra profunda de tudo o que podia ser dito em poucas palavras, de forma simples e profundamente sincera. Fine Line parece ter sido feita propriamente pra isso, anunciando o fim do CD e o início de uma era, que mesmo tendo revelado pouco de si mesma, já demonstra grandes feitos e uma profunda ânsia de fazer a diferença no atual cenário musical.

Vocês estão preparados? Porque nunca pensei estar tão escassa do que está por vir e ainda sequer sabemos o quão grandioso esta nova fase será.

Harry Styles durante gravação de Fine Line
(Harry Styles durante as gravações do álbum Fine Line - fotografado por Hélène Pambrun)

NOTA:

Continue navegando em nosso blog. Para acessar o último post publicado, clique aqui.

Uma jornalista um tanto quanto nerd, apaixonada por conteúdo, música, filmes, séries e afins. Fundou o blog para dividir as alegrias e as angústias de uma vida que surpreende a cada novo capítulo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.