Loki no quinto episódio Jornada ao Mistério
Entretenimento,  Série e TV

JORNADA AO MISTÉRIO | QUINTO EPISÓDIO DE LOKI

Diferente dos episódios anteriores, o quinto: Jornada ao Mistério, nos apresenta um enorme compilado de informações visuais, personagens, easter eggs e dúvidas que ficam, ainda sem sabermos se para perpetuar.

A série em si, não deixa dúvidas de que no quesito roteiro, é a melhor das três apresentadas até então e todo o cuidado tido para nos introduzir a um novo universo merece respeito, mas como a Marvel bem gosta de fazer, próximo ao fim, começa a brincar com as emoções dos fãs e a desmanchar muitas das teorias que havíamos tido, até então.

IDENTIFICAÇÃO E ENCONTRO DE PERSONALIDADE | JORNADA AO MISTÉRIO

Loki e Sylvie no Vazio no episódio Jornada ao Mistério
(Divulgação: Loki | Disney+)

Quem não consegue olhar para o Loki de Tom Hiddleston agora e se despregar do personagem do passado, pulou grandes etapas até aqui. Fica claro que toda aquela arrogância e vilania dos primeiros filmes já não existe mais. O brilhantismo mora exatamente no fato de que a essência do Loki segue intacta, mas a busca de uma versão melhor de si mesmo é nítida.

É neste ponto que sua conexão com Sylvie, a carga dramática da série, parece forte e verdadeira. Loki sentiu temerosamente o peso de suas ações e escolhas no passado mostradas por Mobius, como a morte da mãe, por exemplo, e as diferentes facetas de suas variantes, que revelam exatamente o centrismo de seu caráter. Afinal de contas, por mais que as variantes sejam diferentes, são todos deuses da trapaça, mentirosos, ardilosos, inteligentes, talentosos, mas puro caos.

“SE VOCÊS SÃO UM LOKI, ENTÃO VOCÊS DEVEM SEMPRE TER UM PLANO”

JORNADA AO MISTÉRIO E KANG

Sylvie e Loki no quinto episódio Jornada ao Mistério, após encantar Alioth
(Divulgação: Loki | Disney+)

O que nos parecia tão claro e introdutório, explode a nossa cabeça nessa etapa da série. Caminhando para o término no sexto episódio, como o próprio nome diz, sendo uma grande referência a alguns quadrinhos famosos e clássicos de Thor e Loki, a Jornada ao Mistério guardou a grande revelação para o final.

Desde o início da série, a Marvel vem nos dando pistas indiretas e referências sobre Kang – O Conquistador, o que tem parecido muito com as expectativas das pessoas de ver o Mephisto em Wanda. Porém, o nome do ator que irá interpretar o vilão já está confirmado para o terceiro filme de Homem Formiga e a Vespa, basta sabermos se ele já será introduzido aqui ou se a Marvel usou do hype para nos despistar do real vilão de Loki.

No texto sobre o quarto episódio, suspeitávamos na cena pós-crédito de que o Vazio, na realidade se tratava de uma Nova York destruída por causa de uma torre que parecia ser a Torre dos Vingadores, mas aqui, no quinto episódio lemos Qeng na mesma torre, nome de uma empresa fundada por Kang em uma HQ.

Que o Kang terá alguma ligação com a narrativa da série, fica claro, mas ao que parece, talvez ele não seja o verdadeiro vilão de Loki. Com tantas variantes do Deus da Trapaça que vimos lá nos primeiros episódios e agora no quinto, não seria um grande impacto perceber que uma variante está por trás da TVA.

ALIOTH - LIMBO TEMPORAL (O SER SUPREMO DO TEMPO) | JORNADA AO MISTÉRIO

Alioth no quinto episódio de Loki, Jornada ao Mistério
(Divulgação: Loki | Disney+)
Alioth nos quadrinhos da Marvel Comics
(Reprodução: Alioth| Marvel Comics)

Descobrimos no episódio anterior que quando a TVA poda alguém, ao invés de morrer ou desaparecer, as variantes são transferidas para outro lugar, um vazio, como se fosse um depósito de lixo da Agência do Tempo, e uma entidade guarda este lugar, se assegurando de que as variantes ali não fujam.

Nos quadrinhos, Alioth, como é chamada a entidade/monstro que Loki e Sylvie encantam no final do episódio, foi o primeiro ser que conseguiu se livrar das restrições do tempo e está diretamente interligado com o Kang, na realidade, são inimigos. O domínio de Alioth é de duas a três vezes maior do que o tamanho do Império temporal de Kang, sendo um empecilho para que Kang possa expandir.

Alioth é uma entidade que existe em linhas do tempo divergentes, em forma de nuvem, que destrói o que toca ou causa distúrbios temporais massivos e devastações em altas dimensões.

Lembram da cena em que Ravonna fala para Sylvie sobre atravessá-lo? Na realidade, Alioth nega a energia temporal, ou seja, não permite que ninguém viaje através dele, caso contrário, ele irá absorver a massa de quem o tentar.

A primeira aparição de Alioth nos quadrinhos foi em Terminatrix Objective de 1993, volume #1.

REFERÊNCIAS E EASTER EGGS EM JORNADA AO MISTÉRIO

Mjölnir

Mjölnir

O martelo de Thor é visto aparentemente enterrado quando a câmera desce para mostrar o esconderijo das variantes de Loki no Vazio.

Throg (Thor sapo)

Throg, Thor no formato de Sapo
(Divulgação: Loki | Disney+)
Throg, Thor no formato de Sapo
(Reprodução: Marvel Comics)

Pouco abaixo do martelo Mjölnir, podemos ver dentro de uma jarra de vidro o Throg, uma variante de Thor na forma de sapo. Para quem não conhece, o Throg já foi visto em alguns quadrinhos, inclusive, o número que aparece no jarro T365, é uma referência a uma das edições em que ele aparece na Marvel Comics. Ao que parece, no episódio Jornada ao Mistério, Throg tenta pular para alcançar Mjölnir, mas sem sucesso.

Jornada ao Mistério

Quadrinhos da Jornada ao Mistério da Marvel
(Reprodução: Marvel Comics)

O título do quinto episódio, Jornada ao Mistério, é uma homenagem aos quadrinhos homônimos da Marvel Comics, Journey into Mystery (1952-2013).

Helicóptero do Thanos (Thanos-Cóptero)

Helicóptero do Thanos (Thanos-Cóptero) em Jornada ao Mistério
(Divulgação: Loki | Disney+)
Helicóptero do Thanos (Thanos-Cóptero) em Jornada ao Mistério
(Reprodução: Marvel Comics)

Na década de 70, a Marvel Comics apresentou brevemente um helicóptero usado por Thanos, enquanto ele realizava um ataque a Hellcat na intenção de obter o Cubo Cósmico que ela segurava.

Tribunal Vivo

Estátua semelhante ao Tribual Vivo no episódio Jornada ao Mistério
(Divulgação: Loki | Disney+)
Tribunal Vivo pela Marvel Comics
(Reprodução: Marvel Comics)

Nas cenas que Loki e as variantes vagam pelo Vazio, é possível ver várias coisas, objetos e referências, entre elas uma estátua muito semelhante ao Tribunal Vivo, uma entidade cósmica humanoide viva pelo mesmo tempo que o universo existe. Uma de suas funções na Marvel é proteger o Multiverso de um possível desequilíbrio de forças místicas.

Nave Dark Aster

A nave Dark Aster do vilão Ronan em Jornada ao Mistério

No meio de escombros no Vazio, podemos ver a nave espacial Dark Aster, do vilão Ronan, do primeiro Guardiões da Galáxia interpretado por Lee Pace.

Torre Qeng

Torre Qeng, comprada por Kang em alguma linha temporal do multiverso
(Divulgação: Loki | Disney+)

Se lembra quando mencionamos que a torre vista nos escombros do Vazio possivelmente era a Torre dos Vingadores e que o local poderia ser uma Nova York destruída? Na realidade, o local como já descobrimos não se trata de NY, mas quase como um lugar utilizado pela TVA para depositar seus lixos e variantes podadas das linhas temporais.

Desta vez, conseguimos ver um pouco mais de perto na torre, que está escrito: Qeng. Nos quadrinhos da Marvel Comics, o vilão Kang possui uma empresa chamada Qeng Enterprises. Kang pode até não aparecer aqui, mas é certo que a Marvel está nos enviando sinais indiretamente sobre ele.

Projeto/Experimento Filadélfia (USS Eldridge – 173)

Reprodução: Navsource.org
Foto original do Navio USS Eldridge-173
Projeto/Experimento Filadélfia (USS Eldridge – 173)
(Divulgação: Loki | Disney+)

A Marvel parece estar se divertindo com várias teorias da conspiração em Loki. No episódio Jornada ao Mistério, a Marvel mostra o projeto naval militar realizado no Estaleiro Naval da Filadélfia, o USS Eldridge DE-173 de 1944.

Reza a lenda de que durante o experimento com o navio, ele teria ficado completamente invisível ou desaparecido a olho nu, tendo algumas testemunhas relatado um “nevoeiro esverdeado” no local.

Capacete do Jaqueta Amarela

(Divulgação: Loki | Disney+)
(Divulgação: Loki | Disney+)
(Divulgação: Homem-Formiga| Disney+)
(Divulgação: Homem-Formiga| Marvel Studios)

Uma das várias estátuas espalhadas pelo vazio nos parece similar com o capacete do vilão de Homem-Formiga, o Jaqueta Amarela, interpretado por Corey Stoll.

Loki Presidente

Loki Presidente nas HQs
(Reprodução: Marvel Comics)
(Divulgação: Loki | Disney+)

Finalmente tivemos a participação do Loki Presidente, que já havia sido divulgada antes mesmo da estreia da série, mas acreditávamos que a participação fosse ser maior do que realmente foi.

Assim como no seriado, o Loki Presidente existe nos quadrinhos numa série chamada Vote Loki, de 2016, onde o Deus da Trapaça é candidato à presidência dos Estados Unidos.

Aeroporta-aviões da S.H.I.E.L.D

Aeroporta-Aviões da S.H.I.E.L.D.
(Divulgação: Loki | Disney+)

Você com certeza deve-se lembrar do aeroporta-aviões da S.H.I.E.L.D. Já cansamos de ver ele em vários filmes dos Vingadores, e no Vazio, podemos ver os escombros do porta-aviões.

Roxxon Energy Corporation

Roxxon Energy Corporation no quinto episódio: Jornada ao Mistério
(Divulgação: Loki | Disney+)

Olha só mais um easter egg que Loki nos traz da Roxxon Energy Corporation. Lembram da Roxxcart no segundo episódio? Local que Loki finalmente conhece Sylvie quando visitam um dos apocalipses? Pois é, essa gigante industrial está envolvida com várias falcatruas no universo Marvel.

Ufa! Preparados para o fim? Apesar da ansiedade para descobrir a verdade, sem dúvidas a série vai deixar saudades.

Continue navegando em nosso blog. Para acessar o último post publicado, clique aqui.

LINK AMAZON:

Ta pensando em aumentar sua coleção? Dá uma olhada nos produtos que selecionamos pra vocês 👆, mas se não encontrou nada do seu interesse, relaxa, você pode procurar o produtinho que você quer clicando AQUI – comprando através do nosso link, sua compra não muda EM NADA e você ainda contribui com o Raprosando

Uma jornalista um tanto quanto nerd, apaixonada por conteúdo, música, filmes, séries e afins. Fundou o blog para dividir as alegrias e as angústias de uma vida que surpreende a cada novo capítulo.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.