(Reprodução: Game of Thrones| HBO)
Entretenimento,  Série e TV

The Bells – Qual será o desfecho de Tyrion Lannister?

Tyrion Lannister sempre foi um dos personagens mais astutos de Game Of Thrones, sua inteligência foi um dos fatores que o fizeram sobreviver mais do que outros personagens que inicialmente, acreditávamos ir longe e acabaram dando adeus mais cedo do que imaginávamos. Depois de tudo o que acompanhamos, em especial aos últimos acontecimentos do 5º episódio, qual será o desfecho de Tyrion Lannister? 

O fator ser um anão o atormentou por toda sua vida, incluindo dentro da própria família, principalmente por parte do pai, Tywin Lannister (Charles Dance), e pela irmã, Cersei Lannister (Lena Headey), além do fato de que Joanna Lannister (mãe de Tyrion, Cersei e Jamie) morreu durante o parto do caçula. Como mencionamos no texto sobre Cersei, que desprezou o irmão a vida toda e sempre o considerou uma espécie de monstro, era fácil encontrar quaisquer meios possíveis de ofender ou acusar o irmão de atos que não havia cometido, como o próprio envenenamento de Joffrey Baratheon (Jack Gleeson), que mais tarde descobrimos ter sido causado por Olenna Tyrell (Diana Rigg). O “Duende” ou “Meio Homem” como também era referido por alguns em Westeros, após ter sido acusado e perdido o julgamento por combate em relação ao envenenamento de Joffrey, ele consegue fugir com a ajuda de Varys (Conleth Hill) rumo a Essos e acaba sendo sequestrado por Jorah Mormont (Iain Glen), que o leva até Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) e acaba se tornando a Mão da Rainha.

(Reprodução: Game of Thrones| HBO)
Vamos recapitular um pouco a trajetória de Tyrion como o Mão da Daenerys

Apesar da construção de Tyrion ser atraente para o espectador, onde nos parece a todo momento que ele seja uma rara exceção de bom caráter em meio aos Lannisters, por mais que tente acertar, ele falha diversas vezes em sua função como Mão de Daenerys, porém não com o intuito de sabotar seus esforços para conquistar o Trono de Ferro, mas por deixar que muitas vezes o senso de empatia se sobressaísse às questões racionais e calculistas que seu posto exige.

Na oitava temporada, Daenerys deixa claro que começou a contabilizar as falhas que Tyrion cometeu com ela desde que assumiu o posto de Mão da Rainha, e faz entender que todas elas lhe custaram muito caro. A confiança entre ambos foi se perdendo ao longo do tempo; da parte dela que passou a não confiar completamente nele, cogitando por vezes a possibilidade de traição ou favorecimento à própria família que se manteve no poder em Porto Real, e de Tyrion que se frustra por não conseguir atender as expectativas da Rainha e se vê em risco por isso.

Meereen

Quando estava sob os ataques dos Filhos da Harpia em Meereen, Daenerys se viu obrigada a fugir de uma emboscada com Drogon, tendo Tyrion permanecido como ‘governante’ substituto até o retorno da Rainha. Neste meio tempo, o anão descobre quem são os mestres escravocratas, responsáveis por custear o grupo, e propõe um acordo em que dá a eles sete anos para abolirem a escravidão completamente. Ao retornar ao seu posto, Daenerys rompe o acordo feito por Tyrion, que em nada a agradou.

(Reprodução: Game of Thrones| HBO)

Reunião em Porto Real

Na intenção de unirem o maior número possível de tropas para combater os Caminhantes Brancos, Tyrion convence Daenerys e Jon Snow a irem até Porto Real para se reunirem com Cersei Lannister. A trégua proposta para combater o inimigo em comum é negada e Cersei recusa ajuda em primeiro instante. Tyrion tenta convencer a irmã em uma conversa particular e perante a todos, ela anuncia que enviará seu exército para contribuir com a vitória, mas no fundo, todos sabiam que as palavras de Cersei na realidade eram um blefe, inclusive para Tyrion, mas que preferiu acreditar até o último instante na possibilidade que ela fosse de fato ajudá-los.

Julgamento de Jamie em Winterfell

Jamie decide honrar a sua palavra e se junta aos nortenhos para enfrentar o exército dos Caminhantes Brancos, mas sozinho, nada do que foi prometido por Cersei se apresenta à Daenerys e Jon Snow. Jamie também enfrenta um julgamento no Grande Salão de Winterfell por parte de Sansa e Daenerys que relembram seus crimes quanto as famílias Targaryen e Stark, mas Tyrion intervém e sai em defesa do irmão, assim como Brienne, fazendo com que a Rainha e Lady Stark repensem e aceitam a ajuda do cavaleiro. Daenerys fica furiosa com Tyrion pelo não cumprimento da palavra de Cersei, e o relembra de que cometeu mais uma falha com ela.

Soltura de Jamie Lannister

Já estando na mira da Mãe dos Dragões e supondo que não há muitas esperanças para seu futuro, Tyrion decide libertar o irmão, que havia sido capturado pelos soldados de Daenerys, quando estava retornando a Porto Real para reencontrar Cersei. Ambos selam um acordo, para tentar convencer Cersei de desistir da batalha e tocar os sinos, em sinal de redenção. Jamie já prevendo que a irmã não desistirá,  faz uma promessa de que ele e Cersei tentarão fugir para se salvarem. Tyrion acredita que sua vida não será poupada pela soltura de Jamie, mas que talvez Daenerys tenha piedade com ele caso o plano dos sinos saia como planejado.

(Reprodução: Game of Thrones| HBO)

Qual será o desfecho de Tyrion Lannister?

Será preciso aguardarmos o gran finale para descobrirmos o desfecho do personagem, mas apesar de parecer que no fundo aconteceria exatamente como tudo aconteceu, Tyrion ainda demonstrou pavor ao perceber que Dany manteve o plano, mesmo após os sinos tocarem, as pessoas gritarem por rendição e o exército de Cersei jogar as armas no chão. Ele apostou que ela pudesse reverter seus planos quando visse o que ele havia mencionado, acontecer. Jon Snow que aparenta respirar aliviado ao ouvir o badalar dos sinos, mas logo é despertado quando vê Verme Cinzento dando continuidade ao ataque, mesmo com o exército tendo se rendido e civis estando desarmados. Jon e Tyrion assumem a reação do espectador, que não esperava que Dany pudesse chegar a esse ponto de crueldade com meros civis. Levando a atitude da Targaryen em consideração, de deixar Porto Real em cinzas, fica difícil acreditar que a mesma poupará a vida de sua Mão, quando sequer poupou inocentes, incluindo mulheres e crianças.

E você? Como imagina que D&D tenha preparado o final da história de Tyrion Lannister?

Game of Thrones | 8ª Temporada - Prévia do 5º Episódio

Confira nosso último texto no blog sobre Game of Thrones, clicando aqui

Uma jornalista um tanto quanto nerd, apaixonada por conteúdo, música, filmes, séries e afins. Fundou o blog para dividir as alegrias e as angústias de uma vida que surpreende a cada novo capítulo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.