Estante de Livros
Entretenimento,  Livros

Dia Nacional do Livro | Obras e autores que marcaram vidas

Em quase 1 ano de blog, já perdi as contas de quantas vezes mencionei minha paixão pelos livros em alguns posts e minha admiração por autores e os universos incríveis que eles criam e me possibilitam viajar horas a fio em suas páginas.

Dia 29 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Livro e nada melhor para celebrar a data do que falando sobre livros, histórias e autores que nos inspiram, ou pelo menos alguns deles.

J.K.Rowling

Autora dos livros de Harry PotterJ.K.Rowling
Autora dos livros de Harry PotterJ.K.Rowling

A autora britânica é responsável pelos sete livros de Harry Potter, que se tornou por um dos maiores legados da literatura inglesa. O primeiro livro “Harry Potter e a Pedra Filosofal” foi publicado em 1997, seguido pelos próximos seis livros que se tornaram bestsellers e oito filmes que bateram recordes de bilheteria ao longo dos anos. Os livros de Jo foram traduzidos para mais de 80 idiomas, ganhou múltiplos prêmios e vendeu mais de 500 milhões de cópias no mundo inteiro, se tornando a série de livros mais vendida da história.

Posteriormente a autora lançou outros títulos sobre o universo de Potter, outras obras, inclusive criou um pseudônimo chamado Robert Galbraith e publicou uma série de livros de crimes ficcionais sob esta assinatura.

Harry Potter foi um dos primeiros livros que tive o privilégio de ganhar e ler; sem dúvida toda a obra de Jo, abriu o meu apetite para devorar centenas de outras obras literárias e autores que passei a conhecer com o tempo. Sem mencionar que o universo criado pela mesma provocou grande fascínio e me ensinou muito, principalmente sobre valores, coragem, família e amizade, que vou levar eternamente no coração e na minha vida pessoal.

Rupi Kaur

Autora dos livros Outros Jeitos de Usar a Boca e O que o Sol faz com as Flores,Rupi Kaur
(Reprodução: Rupi Kaur | www.rupikaur.com)

Rupi me encantou desde as primeiras páginas. A autora indiana carrega muitos significados em seus poemas que são fortes, necessários e reais. Kaur se mudou com a família para o Canadá ainda criança e aos cinco anos de idade começou a desenhar, após ganhar um pincel de sua mãe que aconselhou: desenhe com o coração.

A indiana vê sua própria vida como uma exploração da sua jornada artística. Após receber seu diploma de Estudos Retóricos, ela publicou sua primeira coleção de poemas, intitulada como Milk and Honey (Leite e Mel), em 2014. A coleção se tornou aclamada e vendeu acima de um milhão de cópias, sendo agraciada na lista de autores bestsellers do New York Times, durante um ano.

A obra de Rupi Kaur foi traduzida para mais de 30 idiomas. Sua segunda coleção: “The Sun and Her Flowers” (O que o Sol faz com as Flores) foi publicada em 2017 e continuou a abordar temas como amor, perda, traumas, cura, feminilidade, migração e revolução.

As ilustrações de suas obras foram feitas pela própria Rupi que interpreta sua poesia, fotografia, desenhos e direção de arte pelo mundo. Se você ainda não conhece os livros dela, faça esse favor a si mesmx, especialmente se você for uma mulher. A leitura dos poemas nos faz sentir uma espécie de alívio ao se identificar com as experiências da autora e uma confortabilidade de se ver em sua pele.

Suzanne Collins

Autora de Jogos Vorazes Suzanne Collins
(Reprodução: Suzanne Collins | Photography by Cap Pryor)

Voraz! Assim como suas obras. A americana Suzanne Collins é responsável por várias obras, mas a minha preferida certamente é a trilogia de Jogos Vorazes. Lembro-me de devorar os livros aceleradamente e hiperventilar com os acontecimentos dos personagens que conquistaram um eterno espaço em meu coração.

Sua trilogia mais aclamada, Jogos Vorazes, Em Chamas e A Esperança, se tornaram bestsellers e foram vendidos em mais de 56 territórios, em 52 línguas. As obras também renderam quatro filmes no cinema que foram adaptados pela Lionsgate. Em 2019, Collins anunciou o lançamento de mais um volume sobre o universo de Hunger Games, porém, contando uma história antes da Panem já conhecida pelos fãs. O título do livro foi revelado como “The Ballad of Songbirds and Snakes” e será vendido em maio de 2020.

Os livros nos transportam para universos que não sabíamos que precisávamos.

Existem diversos outros autores que não poderia deixar de mencionar e que sem dúvida marcou e transformou a vida de muitas pessoas, como J.R.R.Tolkien que impressionou o a todos com o seu brilhantismo e criatividade para criar mundos, personagens e idiomas antes desconhecidos. C.S.Lewis, responsável por Nárnia, Douglas Adams e o Guia do Mochileiro das Galáxias, Stephen King e suas obras de terror, Margaret Atwood que desde sempre esteve à frente de seu tempo, Chimamanda Ngozi Adichie que nos ensina muito sobre o feminismo, George R.R. Martin que em meio a guerras e sangue nos aconselha a não nos apegarmos tanto a personagens, Anne Rice e seus contos vampirescos que amamos.

Poderia ficar horas escrevendo sobre obras e autores que me marcaram, mas ainda vamos falar muito sobre isso por aqui. Mas me conta, qual é o livro que mais marcou a sua vida?

Continue navegando em nosso blog. Para acessar o último post publicado, clique aqui.

Uma jornalista um tanto quanto nerd, apaixonada por conteúdo, música, filmes, séries e afins. Fundou o blog para dividir as alegrias e as angústias de uma vida que surpreende a cada novo capítulo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.