(Reprodução: Photo by Hedi Slimane | Interview Magazine)
Entretenimento,  Filmes,  Série e TV

JOAQUIN PHOENIX COMPLETA 45 ANOS | RELEMBRE A CARREIRA DO ATOR

Joaquin Phoenix comemora 45 anos hoje e nada melhor do que relembrar a extensa lista de trabalhos realizados por ele e falarmos sobre algumas curiosidades para celebrar a data. Se você não conhecia o ator antes de Coringa, provavelmente você não deve ter prestado muita atenção, mas o cara tem um histórico de respeito. Bora refrescar a memória envolvendo Phoenix.

A CARREIRA DE JOAQUIN PHOENIX

Joaquin iniciou sua carreira na TV, atuando no seriado Seven Brides for Seven Brothers (Sete Noivas para Sete irmãos) ao lado do irmão River, em 1982. Já sua estreia no cinema se deu em SpaceCamp: Aventura no Espaço, em 1986.

O irmão de Joaquin, River, sofreu uma overdose fatal em 1993, e ele estava presente com o irmão no momento do acidente, mas infelizmente não conseguiu salvá-lo. A mídia se mostrou esmagadora intrusiva e insensível na época, o que o levou a se afastar do cinema, mas relutantemente voltou a atuar, graças a insistência de amigos próximos.

Vegano desde criança, o ator é membro da organização não governamental PETA, voltada para a proteção dos direitos dos animais e presta apoio à diversas organizações humanitárias nos EUA.

Colecionando prêmios ao longo da carreira, além de Globos de Ouro, Cannes, Critic’s Choice Awards, o ator chegou a faturar um Grammy por Melhor Trilha Sonora de Compilação por Mídia Visual em 2007, por Johnny & June. Além da carreira de ator, Joaquin Phoenix já se aventurou como diretor, produtor, roteirista e músico.

Fizemos a seleção de alguns dos títulos mais conhecidos/populares em que Phoenix atuou e que provavelmente você deve se lembrar:

GLADIADOR (2000)
Joaquin Phoenix em Gladiador
(Reprodução: Gladiador | Columbia Pictures do Brasil)

Impossível não se lembrar de Gladiador não é mesmo? No longa de 2000, Phoenix interpretou o imperador romano Cómodo e sua atuação rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante na época. O filme nos conta a história do general Maximus (Russel Crowe), que após ser traído por Cómodo (Joaquin Phoenix), acaba sendo reduzido a escravo, se vendo obrigado a participar das lutas de gladiadores, para sobreviver e se vingar do assassinato de sua família.

SINAIS (2002)
Joaquin Phoenix atuando no filme Sinais
(Reprodução: Sinais | Disney/Buena Vista)

E o clássico de M. Night Shyamalan? O suspense centraliza sua história em uma família americana que descobre uma série de círculos estranhos no milharal de sua fazenda, fazendo ligação à vida extraterrestre. Joaquin Phoenix interpreta Merrill Hess, irmão mais novo de Graham (Mel Gibson) no longa.

HOTEL RUANDA (2004)
Joaquin Phoenix em Hotel Ruanda
(Reprodução: Hotel Ruanda | Lions Gate Films Inc.)

A produção de Terry George até hoje é reconhecida como uma bela obra cinematográfica. O enredo se passa na cidade de Kigali, na capital de Ruanda, local que infelizmente ficou famoso pelo triste genocídio. O massacre ficou conhecido pelo episódio violento entre extremistas hutus contra tutsis e hutus moderados em 1994. O filme se utiliza da realidade pra contar uma história estrelado por Joaquin Phoenix, Don Cheadle, Nick Nolte, Desmond Dube e Sophie Okonedo.

JOHNNY & JUNE (2005)
Joaquin Phoenix e Reese Whiterspoon em Johnny & June
(Reprodução: Johnny & June | Fox Film do Brasil)

O filme de James Mangold, se baseia no livro autobiográfico de Johnny Cash, escrito por Patrick Carrna) para nos contar sobre a vida do músico desde a sua infância até a ascensão de sua carreira, com foco no relacionamento dele com a cantora June Carter. Joaquin Phoenix estrela no papel de Johnny Cash e Reese Whiterspoon assume o de June Carter Cash. O longa rendeu uma nova indicação ao Oscar, desta vez de Melhor Ator e recebeu um Globo de Ouro na mesma categoria.

O MESTRE (2012)
Joaquin Phoenix em O Mestre
(Reprodução: O Mestre | Paris Filmes)

O Mestre nos conta a história de um marinheiro que tenta reconstruir sua vida, após os traumas da Segunda Guerra Mundial. Freddie Quell (Joaquin Phoenix) sofre com ataques de ansiedade e violência, até que conhece Lancaster Dodd (Phillip Seymour Hoffman), o líder de uma organização religiosa conhecida como ‘A Causa’, se tornando mais tarde o seu “Mestre” e dependente do estilo de vida proposto pelo grupo. O Mestre lhe rendeu uma nova indicação ao Oscar como Melhor Ator e um Globo de Ouro na mesma categoria.

ELA (2013)
Joaquin Phoenix estrelando o filme ELA
(Reprodução: Ela | Sony Pictures)

O filme de Spike Jonze é um dos favoritos dos fãs de Phoenix. O enredo de Ela centraliza-se entorno de um homem que desenvolve uma espécie de relacionamento com um assistente virtual, com uma voz feminina. Phoenix estrela como Theodore Twombly no longa que venceu o Oscar de Melhor Roteiro Original, um Globo de Ouro e um Critc’s Choice Movie Awards na mesma categoria.

CORINGA (2019)
Joaquin Phoenix em Coringa
(Reprodução: Coringa | Warner Bros.)

Nem é preciso falar muito sobre Coringa não é mesmo? Phoenix se destaca no papel de Arthur Fleck, um palhaço desempregado e um comediante de stand-up fracassado que enfrenta problemas psicológicos e acaba cometendo diversos crimes na cidade caótica de Gotham, após uma vida de acúmulo de desgraças e falta de amparo psiquiátrico do sistema político. O filme de Todd Phillips venceu o Leão de Ouro, o prêmio máximo do Festival Internacional de Cinema de Veneza e foi ovacionado por 8 minutos de aplausos. Coringa ainda promete render muita pauta e com certeza deverá ser lembrado no Oscar, incluindo Phoenix como melhor ator.

Continue navegando em nosso blog. Para acessar o último post publicado, clique aqui.

Uma jornalista um tanto quanto nerd, apaixonada por conteúdo, música, filmes, séries e afins. Fundou o blog para dividir as alegrias e as angústias de uma vida que surpreende a cada novo capítulo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.