DEMENTADORES: A RELAÇÃO ENTRE AS CRIATURAS E A DEPRESSÃO
Comportamento,  Gerando Conversa

DEMENTADORES E A RELAÇÃO COM A DEPRESSÃO

Os Dementadores, apresentados pela primeira vez em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, são criaturas sombrias de aproximadamente 3 metros de altura que usam capas pretas e possuem uma aparência suja.

Eles se alimentam de lembranças e pensamentos bons das pessoas, levando o indivíduo a reviver os seus piores traumas, repetidas vezes. Estes seres são responsáveis por deixarem tudo frio e solitário, até sugarem o último resquício de felicidade e alma da pessoa ou local.

Alguns sintomas característicos da depressão são: tristeza acentuada, sentimento de vazio, perda de prazer em atividades antes prazerosas, desregulação do sono e apatia. Assim como os Dementadores, a depressão pode chegar do nada e deixar tudo vazio e solitário.

A própria autora da saga, J.K Rowling, já confirmou a teoria de que os Dementadores representam a depressão que a mesma já sofrera no passado, devido à morte da mãe dela, o divórcio que enfrentou e o desemprego vivido na época, quando tinha apenas 25 anos.

DEMENTADORES: A RELAÇÃO ENTRE AS CRIATURAS E A DEPRESSÃO
CRÉDITOS DA IMAGEM - (Divulgação: Harry Potter e a Ordem da Fênix | Warner Bros. Pictures)

O primeiro contato que Harry teve com os Dementadores fez com que o mesmo revivesse de forma intensa a morte da mãe, Lilian Potter. O ataque foi de grande proporção, o que fez com que ele fosse o único aluno a desmaiar, após o acontecido.

Provavelmente devido ao seu histórico de vida, Harry teria uma pré-disposição a desenvolver depressão, já que ele perdeu os pais quando era um bebê e sofreu maus tratos por parte dos tios durante a infância. Isso explicaria o fato dos Dementadores terem tanta influência sobre ele naquele momento, pois suas lembranças ruins eram mais intensas que as boas.

Após o ataque sofrido, Harry alegou ter sentido como se nunca mais fosse ser feliz, e este é o mesmo sentimento compartilhado por muitas pessoas, vítimas de depressão. A única maneira de afastar os Dementadores é através do feitiço “expecto-patronum”. Para conjurar o feitiço do patrono, o bruxo precisa deixar aflorar suas memórias e sentimentos positivos.

DEMENTADORES: A RELAÇÃO ENTRE AS CRIATURAS E A DEPRESSÃO
CRÉDITOS DA IMAGEM - (Divulgação: Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban | Warner Bros. Pictures)

Tratando o assunto de maneira realista, a nossa forma de conjurar o patrono, com certeza seria a psicoterapia, ela é a melhor forma de autoconhecimento, independente se você está com sintomas de depressão ou não. Todos nós temos questões internas que precisam ser resolvidas e trabalhadas ao longo de nossas vidas.

A depressão causa sérios prejuízos na vida pessoal, no trabalho e em tarefas do cotidiano, afetando também a nossa criatividade e foco. Não seja um Dementador na vida de alguém, preste atenção no modo como trata o outro, pois muitas vezes não mensuramos o impacto que nossas palavras e comportamentos podem exercer na existência de outra pessoa.

Se cuidem!

Continue navegando em nosso blog. Para acessar o último post publicado, clique aqui.

Uma psicóloga que busca promover saúde mental e explicar assuntos relacionados a psicologia através de filmes e séries de maneira simples e descomplicada.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.